Atatot

Oportunidade de Publicação: Dossiê - Culturas patriarcais no século XXI: leituras multi/inter/transdisciplinares sobre regimes de poder masculinos na contemporaneidade (até 30 de maio de 2022)

Em 29/04/22 15:21. Atualizada em 29/04/22 15:21.

Chamada para dossiê: Culturas patriarcais no século XXI: leituras multi/inter/transdisciplinares sobre regimes de poder masculinos na contemporaneidade (Atâtôt – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos da UEG)

Chamada para dossiê: Culturas patriarcais no século XXI: leituras multi/inter/transdisciplinares sobre regimes de poder masculinos na contemporaneidade

Atâtôt – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos da UEG

Neste dossiê, os organizadores buscam reunir artigos científicos que tematizem as leituras sobre o patriarcado, pensado enquanto regime de gênero estruturante da distribuição de poder e dominação, que vêm sendo articuladas e debatidas há décadas. A ascensão daquela que tem sido chamada de quarta onda feminista trouxe o conceito de volta ao centro dos debates. Se o termo – como o próprio conceito de gênero – passou por amplos questionamentos nos anos 1990 e 2000 (especialmente a partir de vertentes teóricas pós-estruturalistas e pós-coloniais), seu retorno exige uma atualização capaz de endereçar não apenas as muitas críticas que procuraram complexificá-lo, mas também de dialogar com as especificidades de uma sociedade altamente pautada pela produção e distribuição de informações como aquela do século XXI.


Como o conceito de patriarcado pode ser pensado em/a partir de estudos historiográficos? Ele é válido universalmente? Quais suas relações com o regime de produção capitalista? Como mulheres trabalhadoras, negras, indígenas, brancas, lésbicas, trans (entre outras) vivenciam a(s) dominação(ões) masculina(s) de formas diferenciadas? Como o conceito de interseccionalidade pode ajudar a reinventar o próprio conceito de patriarcado? Como pensar o patriarcado e suas opressões a partir dos questionamentos pós/contra/decoloniais? Como o conceito de patriarcado pode informar estudos sobre masculinidades? Estas são algumas das perguntas que animam a proposição deste dossiê, que procura ser uma contribuição à discussão corrente sobre feminismos e gênero.

Organização:
Prof. Dra. Angelita Pereira Lima (FIC/PPGIDH/UFG)
Ma. Ana Paula de Castro Neves (PPGIDH/UFG)
Me. Luciano Rodrigues Castro (PPGIDH/UFG)

Prazo para submissão: 30 de maio de 2022.

Link da revista: https://www.revista.ueg.br/index.php/atatot/announcement/view/186

Fonte: Atâtôt – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos da UEG

Categorias: Oportunidade de Publicação