Linhas de Pesquisa

Por Heitor Pagliaro Em 29/03/19 04:49 Atualizada em 15/03/21 18:21

O PPGIDH é organizado em 3 linhas de pesquisa, todas iniciadas na criação do programa, abaixo descritas:

 

  • Linha de Pesquisa 1 - Fundamentos teóricos dos Direitos Humanos.
    • Buscando circunscrever o campo epistemológico dos direitos humanos a discussão desta linha de pesquisa recairá sobre os fundamentos éticos, políticos e jurídicos e sobre as teorias da justiça que estão na base daquilo que denominamos direitos humanos. Neste âmbito, é objeto de análise desta linha de pesquisa: (1) os conceitos de liberdade e igualdade que propicia o exercício dos direitos pelos cidadãos e proteção dos direitos pelas instituições do estado e sua relação direta com o reconhecimento dos direitos universais na forma dos Direitos Humanos e sua realização no Estado democrático; (2) a concepção de homem/humanidade a fim de pensar o humano para além dos direitos, de compreender a relação entre sujeito e conhecimento iluminando a discussão em torno das mudanças sociais e subjetividade; (3) a história dos direitos humanos focada nas relações entre economia e direito, a fim de discutir as teorias de justiça, as garantias constitucionais, direitos civis, econômicos, culturais e realidade social.
    • Professores: Cristiano Novaes Rezende, Francisco da Mata Machado Taraves, Heitor Pagliaro, Helena Esser, João da Cruz Gonçalves Neto, João Henrique Ribeiro Roriz e Saulo de Oliveira Pinto Coelho.

 

  • Linha de Pesquisa 2 - Práticas e representações sociais de promoção e defesa de Direitos Humanos.
    • Buscando compreender e discutir as práticas desenvolvidas para o reconhecimento e garantia dos direitos humanos, a discussão desta linha de pesquisa terá como foco a análise das ideologias, discursos, estratégias políticas e lutas sociais. Neste sentido, é objeto de análise da linha de pesquisa (1) a relação entre globalização, novas tecnologias, comunicação, a fim de discutir acerca da exclusão e inclusão, da relação entre o eu e o outro, o reconhecimento da alteridade; (2) os impactos sociais das ações em direitos humanos, tendo como foco as lutas sociais, educação para diversidade, igualdade e diferença, gênero e sexualidade, meio ambiente e desenvolvimento, o biológico e o cultural, (3) as políticas governamentais e políticas públicas em direitos humanos, analisando o exercício da cidadania e os resultados das mobilizações públicas e das ações populares, bem como a configuração política e possibilidades de ação, assim como as metas políticas e/ou institucionais que orientam as ações em direitos humanos.
    • Professores: Angelita Pereira de Lima, Cármem Lúcia Costa, Goiamérico Felício Carneiro dos Santos, Luciana de Oliveira Dias, Luciana Gonçalves Tibiriçá, Magno Luiz Medeiros da Silva, Ricardo Barbosa de Lima, Ulisses Pereira Terto Neto e Vilma de Fátima Machado.

 

  • Linha de Pesquisa 3 - Alteridade, Estigma e Educação em Direitos Humanos.
    • Buscando contribuir para formação de profissionais e docentes de diversas áreas, a discussão desta linha de pesquisa terá como foco a educação formal e não-formal no campo dos direitos humanos. Neste sentido, é objeto de análise da linha de pesquisa: (1) a questão das metodologias do ensino/aprendizagem no campo dos direitos humanos, a fim de investigar e discutir a interdisciplinaridade e a transversalidade de conteúdos levando em consideração o ambiente escolar, mas também ambientes não formais de educação, (2) a questão de gênero, do corpo e da sexualidade que se interpõe nas diversas ações profissionais, de modo que importa analisar e discutir tais práticas à luz de conceitos da ética, tais como diversidade, alteridade, respeito, responsabilidade, (3) o problema da tutela profissional em relação a grupos/pessoas consideradas incapazes de auto-determinação - como é o caso de crianças, deficientes, pacientes terminais, dependentes químicos, populações indígenas – nestas situações de diferenças óbvias entre os sujeitos cabe discutir o estigma, o preconceito, a alteridade, o reconhecimento do outro, o exercício da cidadania.
    • Professores: Aline da Silva Nicolino, Carlos Ugo Santander Jo, Cerise de Castro Campos, Fernanda Busanello Ferreira, Maria Lemke, Maurídes Batista de Macedo Filha, Mauro Machado do Prado e Rosani Moreira Leitão.

 

As linhas de pesquisa são conectadas transversalmente por eixos temáticos que integram docentes e discentes, conforme descrito abaixo:

 

  • Eixo temático: Interseccionalidades
    • Professores vinculados: Drª Angelita Pereira de Lima, Drª Carmem Lúcia Costa, Drª Luciana de Oliveira Dias.
    • Descrição: Os projetos vinculados ao eixo visam tematizar sobre gênero, sexualidade, raça e etnias.
  • Eixo temático: Conflitos Sociais e Políticas Públicas
    • Professores vinculados: Drª Angelita Lima, Dr. João da Cruz G. Neto, Drª Luciana Gonçalves Tibiriça, Dr. Magno Luiz M. da Silva, Drª Maurides B. Macedo Filha, Dr. Ricardo B. de Lima, Drª Vilma  Machado.
    • Descrição: Os projetos vinculados ao eixo visam tematizar sobre conflitos sociais e remeter à discussão de políticas públicas.
  • Eixo temático: Minorias, Culturas e Memórias
    • Professores vinculados: Drª Maria Lemke, Drª Maurides de Macêdo Filha, Drª Rosani Moreira Leitão
    • Descrição: Os projetos vinculados ao eixo visam tematizar sobre representação de minorias, patrimônio cultural, memória e Interculturalidade.
  • Eixo temático: Democracias e Desigualdades
    • Professores vinculados: Dr. Carlos Ugo Santander, Dr. Francisco M. Machado Tavares, Drª Fernanda Busanello Ferreira, Dr. Heitor Pagliaro, Drª Helena Esser dos Reis, Dr. João da Cruz Gonçalves Neto, Dr. João Henrique Roriz, Dr. Saulo P. Coelho.
    • Descrição: Os projetos vinculados ao eixo visam tematizar a relação entre democracia e desigualdade no aspecto social, político, econômico e jurídico no âmbito do Estado nacional e da proteção internacional.
  • Eixo temático: Educação em Direitos Humanos
    • Professores vinculados: Drª  Aline da Silva Nicolino, Drª Cerise de Castro Campos, Dr. Mauro Machado do Prado, Dr. Ricardo Barbosa de Lima; Drª  Vilma de Fátima Machado.
    • Descrição: Os projetos vinculados ao eixo visam tematizar sobre a educação em direitos humanos a partir da discussão sobre a vulnerabilidade das pessoas em face a problemas de bioética, da formação de profissionais e de gênero e sexualidade.