GEPETO

On 05/12/21 12:19 Updated at 05/12/21 12:19

O Projeto GEPETO, que integra a linha de pesquisa Alteridade e Educação em Direitos Humanos dialoga com temas de alteridade, reconhecimento, vulnerabilidade, bioética e educação em direitos humanos é desenvolvido no PPGIDH desde  a criação do Programa em 2012. No presente quadriênio (2017-2020), uma série de atividades acadêmicas que conectam docência, pesquisa, orientação e extensão se avolumaram e ganharam maior notoriedade social, pra além da reconhecida importância no meio odontológico.

O GEPETO é o mais antigo dos projetos de pesquisa e extensão da UFG - existe desde meados de 1994. Consiste em um projeto de ação social e prestação de serviços desenvolvido na Faculdade de Odontologia (FO), que tem por objetivo a atenção odontológica holística, educativa, preventiva e curativa para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE), bem como a interação da FO com os profissionais e acadêmicos interessados em atualizar-se. Desde 2012, a Profa. Dra. Cerise Castro Campos, que coordena a Clínica de atendimento aos pacientes PNE do GEPETO, é professora do PPGIDH e articula a cooperação acadêmica entre ambos por meio de ações de promoção e defesa de direitos humanos. O GEPETO tem se destacado como centro de referência especializado para inclusão destes pacientes no processo de promoção de saúde, pois para além de técnicas odontológicas específicas, o tratamento de saúde bucal para pessoas deste segmento da população, exige uma equipe multiprofissional bem preparada, capaz de dar atenção e apoio amplo ao paciente e seus familiares, em atuações que vão desde acompanhamento psicológico, fonoaudiológico, fisioterapêutico, orientações jurídico-legais como, por exemplo, quanto a políticas públicas de assistência voltada também aos seus direitos fundamentais por lei garantidos (lei orgânica da assistência social).  A equipe de atendimento na clínica do GEPETO é integrada pelo Prof. Dr. Mauro Machado do Prado (FO - PPGIDH), por docentes e discentes da Faculdade de Odontologia, uma equipe multiprofissional de profissionais voluntários e discentes do PPGIDH.  Discentes e docentes do PPGIDH integram esta equipe multiprofissional contribuindo com o trabalho esclarecimento acerca de direitos, apoio ao paciente e familiares e apoio à inserção social dos pacientes. Neste sentido, atuaram voluntariamente, nos anos desta quadrienal, os mestrandos e doutorandos do PPGIDH: Ana Carolina Paes, Katariny Luz, Manoel Cruz Neto, Maria Marta Lopes, Dannilo Proto, Gustavo Toledo, Lucas Silva, Nathália Albuquerque, Leonardo Bernardes, Rakell Moreira

Pesquisas acadêmicas em direitos humanos que dialogam com amplas necessidades especiais de tratamento e acolhimento e discutam temas de bioética que se situam na fronteira da ética, encontraram no GEPETO um grupo de estudo e de extensão propícia à discussão interdisciplinar.

 

Coordenadores: Profa. Dra. Cerise Castro Campos e Prof. Dr. Mauro Machado do Prado.